Nutead faz transmissão ao vivo do Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais

14 DE SETEMBRO DE 2023

"Biblioteca: um espaço para todos", é o tema do Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais que acontece nos dias 13 e 14 de setembro na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento presencial é transmitido ao vivo no canal do YouTube do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), pela equipe do estúdio que acompanha a programação no auditório do campus central. Esta é mais uma parceria entre a UEPG e a Prefeitura de Ponta Grossa, em que o Encontro dos Bibliotecários acontece por meio do Congresso de Educação.

Na abertura do evento o reitor, Miguel Sanches Neto, enfatizou a importância do trabalho em rede com outras instituições de ensino e universitárias. "Trabalho em rede é fundamental não só para melhorar a formação das pessoas, mas para manter vivo o sonho de construir uma sociedade por meio do equipamento público, como a biblioteca. A biblioteca não é um complemento da universidade, da escola ou um anexo. A biblioteca é o centro pulsante do conhecimento humano, portanto, é centro da universidade", destacou.

Além do reitor, a mesa diretiva foi composta por Maria Lúcia Madruga, diretora da biblioteca da UEPG, Cristiane Sinimbu Sanchez, presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9º Região, Adriano Lopes, presidente da Associação Bibliotecária do Paraná, Nilcéa Mottin de Andrade, representante da Secretaria Municipal de Educação, e Felipe Meneses Tello, professor da Universidad Nacional Autónoma de México, (Unam) que realizou a palestra de abertura. A programação seguiu com atividades culturais, rodas de conversas, palestras e biblioturismo, com visita à Cachoeira da Mariquinha.

Texto: Daniela Borcezi

Fotos: Bruno Ferreira Mathias e Vitor Carvalho